OLÁ MOLECOTES, TUDO BEM COM VOCÊS? (Sim, eu sei que eu atrasei a aula dessa semana de novo, mas olha, eu estava ajeitando o ENEMFLIX, dá um desconto beleza?)
Para hoje vamos retornar para as estratégias de leitura, dessa vez aplicando-as especialmente a textos de língua inglesa e alguns gêneros textuais específicos. Além disso, atendendo a pedidos, vamos falar um pouco sobre Superlatives & Comparatives! Todo mundo pronto? SIMBORA!
- Comparatives & Superlatives
Esse é na minha singela opinião um dos assuntos mais simples de inglês, e também um dos mais úteis. Antes de mais nada, é bom lembrar aqui que o "conteúdo base" para esse aqui são ADJETIVOS e VERBOS. Ou seja, é necessário um vocabulário razoável de adjectives se você quiser chegar a algum lugar aqui. Recomendação, revisa a AULA 6 todinha antes de começar essa. O que você tem que entender a nível de o que é cada um é basicamente: No comparativo você vai comparar (OOOOOOOHHHHH, DESCOBRIU O BRASIL) dois objetos/pessoas/coisas/etc e no superlativo você vai descrever algum objeto/pessoa/coisa/etc que esteja em um extremo de qualidade/defeito. Por exemplo:
John is TALLER than Tony (Comparativo)
John is THE TALLEST teacher in our school (Superlativo).
John is MORE BEAUTIFUL than Caio Castro (Comparativo)
John is THE MOST BEAUTIFUL teacher in our school (Superlativo)
Claro, existem algumas regrinhas de flexão para esses adjetivos e onde e quando acrescentar palavras, e vocês podem checa-las clicando AQUI e AQUI, e conferindo as vídeo aulas abaixo.
Vale lembrar também que no comparative, apesar de ele sempre comparar duas situações, nem sempre as duas vão estar explícitas na frase em si, como por exemplo:
Quando Jesse Jackson fala a bigger fight now (uma luta maior agora), ele deixa implícito o "than before" (que antes) em sua fala. Talvez pareça complicado falando assim, mas é exatamente como o nosso comparativo no português. Quando falamos por exemplo, "Temos dois professores bonitos, Tony e John. Mas o John é mais bonito", temos um comparativo na segunda frase, mas deixamos implícito o "que o Tony" não é verdade? Afinal, essa é uma informação que pode ser tirada do contexto, então para que escrevê-la? Em inglês é o mesmo raciocínio. Por vezes algum dos objetos comparados vai ser omitido na frase, mas o contexto pode facilmente nos revelar de quem o autor está falando.
Sobre o superlative não tem muita complicação que valha um parágrafo sobre.
Fechada essa parte, vamos começar os exercícios!
____________________________________________
QUESTÃO 1
Considere as duas fotos abaixo e escreva 5 frases relacionadas a essas imagens, usando superlativos e comparativos:
(
Richard Tsong-Taatarii/Star Tribune via Getty Images)
(
Richard Tsong-Taatarii/Star Tribune via Getty Images)
QUESTÃO 2
Leia atentamente o fragmento do artigo abaixo e escolha a alternativa verdadeira:
Article
Black Progress: How far we’ve come, and how far we have to go
Let’s start with a few contrasting numbers.
60 and 2.2. In 1940, 60 percent of employed black women worked as domestic servants; today the number is down to 2.2 percent, while 60 percent hold white- collar jobs.
a) Black women today have 40% more jobs than in the past.
b) Black women had better jobs in the past the now.
c) White people were 44% more likely to move to new neightborhoods than black people.
d) Black people say they have more white friends now than white people have black friends.
e) More White people claim to have black friends now than in 1964.
QUESTÃO 3
Ainda sobre o artigo da questão anterior:
a) The most common job for black people in 1940 was being domestic servants.
b) The majority of the white people in America wouldn't like to have a black neighbor.
c) In 1964, less than half of white people claimed to have black friends.
d) More than half of the black women had white-collar jobs in the past.
e) N.D.A
QUESTÃO 4
Baseado nos seus conhecimentos de mundo, escreva 5 frases em inglês comparando o Brasil dos anos 1960 com o Brasil dos anos 2000.
TODAS AS QUESTÕES DEVEM SER RESPONDIDAS AQUI
AH, INCLUSIVE, CONSIDEREM ESSA AULA UMA LEVE INTRODUÇÃO AO NOSSO ENEMFLIX DESSA SEMANA, QUE FOI ENCABEÇADO POR MIM. Alguns de vocês disseram no questionário da aula 5.5 que gostariam de discutir questões de racismo, e atendendo a esses pedidos, faremos isso durante as próximas semanas. Fica inclusive o desafio para ser respondido aqui nos comentários ou durante a aula da quarta: como trabalhar racismo aqui no Foca no ENEM? Em qual outra matéria vocês querem ver esse tema? Por que esse tema é importante pra vocês?
FONTES:
Aula por Tony Lima