ROTEIRO DE ESTUDOS
ETAPA : 3
anos ( Ensino Médio )
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PERÍODO:
15/06 a 19/06/2020
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COMPONENTES
CURRICULARES ENVOLVIDOS : Matemática
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DOCENTE(S)
ORIENTADOR(ES): Marcos Pedro
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TEMA
NORTEADOR Cilindros
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LABORATÓRIO:
Foca no Enem
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Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo
orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais.
Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote
suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno
e diário de bordo.
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ATIVIDADES
DA PRIMEIRA SEMANA 15/06 a 19/06/2020
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CARGA HORÁRIA: 5 horas.
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ATIVIDADE
INICIAL (aquecimento): Cilindros
Um cilindro é um sólido geométrico tridimensional classificado como corpo redondo. Isso
significa que existe a possibilidade desse objeto rolar, se for colocado
sobre uma superfície plana levemente inclinada.
Conceito e definição
A definição formal do cilindro pode
ser dada pela seguinte demonstração: considere um círculo c, de centro C e raio r, no plano β;
considere também um segmento de reta AB, onde o ponto B está
contido no plano β. O cilindro é o conjunto de todos
os segmentos de reta paralelos e congruentes a AB
que possuem uma extremidade no círculo c.
Observe na figura acima que o
cilindro é formado por uma região do espaço que fica entre duas circunferências congruentes em planos
distintos e paralelos.
Os cilindros também podem ser
definidos a partir da “revolução” de
um retângulo.
Dessa forma, o cilindro é o resultado de um giro feito
por essa figura sobre um eixo escolhido de revolução.
Elementos de um cilindro
1 – “Bases”: São os
dois círculos encontrados em um cilindro. O primeiro deles é o círculo de centro C e
raio r, presente na definição do cilindro, e o outro é formado por todas as
extremidades dos segmentos de reta paralelos e congruentes a AB que não
pertencem ao plano β. Esse segundo círculo tem centro C’ e raio r’.
2 – Altura:
é a distância entre as duas bases do cilindro. Para
encontrar essa medida, pode-se calcular a distância entre os dois planos que
as contêm.
TEMPO
ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 5 minutos
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ATIVIDADE
PRINCIPAL : leiam
3 – Eixo do cilindro: a reta
que contém o segmento CC’.
4 – Secção transversal: qualquer intersecção entre o cilindro e
um plano paralelo às suas bases. Essa intersecção gera uma circunferência congruente às
bases.
5 – Geratrizes:
segmentos paralelos a AB com extremidade nas circunferências das bases.
Classificação dos cilindros
Os cilindros são classificados
como retos ou oblíquos.
·
Cilindro reto: Suas
geratrizes são perpendiculares às bases.
·
Cilindro oblíquo: Suas
geratrizes são oblíquas às bases.
Os cilindros retos possuem a medida de comprimento da
geratriz igual à medida da distância entre suas bases, ou seja, as geratrizes
são congruentes à altura.
Planificação
A planificação de
um sólido geométrico é uma projeção das figuras que fazem parte de seu
contorno no plano. É como se desmontássemos o sólido para observar as figuras
geométricas planas que podem ser usadas para construí-lo.
A planificação do cilindro é:
duas circunferências congruentes e um paralelogramo (no caso dos cilindros
oblíquos) ou um retângulo (no caso dos cilindros retos).
Área e volume
A área do cilindro é dada pela seguinte
expressão:
A = 2πr(h + r)
Nela, π é aproximadamente igual a
3,14; r é o raio do cilindro e h sua altura.
O volume do cilindro é obtido pelo produto da
área da base por sua altura, ou seja:
V = πr2h
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO:5 a 10 minutos.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Assistir o vídeo sobre o conteúdo
TEMPO
ESTIMADO DE REALIZAÇÃO:10 a 15 minutos
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ATIVIDADE
DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
No cilindro é possível calcular diferentes áreas: as fórmulas que
vamos usar para calcular
·
Área da base (Ab): essa figura é formada por duas bases: uma
superior e outra inferior;
·
Área lateral (Al): corresponde a medida da superfície lateral da
figura;
·
Área total (At): é a medida total da superfície da figura.
Feita essa observação, vejamos abaixo as fórmulas
para calcular cada uma delas:
Área da Base
Ab = π.r2
Onde:
Ab: área da base
π (Pi): constante de valor 3,14 r: raio
Área Lateral
Al = 2 π.r.h
Onde:
Al: área lateral
π (Pi): constante de valor 3,14 r: raio h: altura
Área Total
At = 2.Ab+Al
ou At = 2(π.r2) + 2(π.r.h)
Onde:
At: área total
Ab: área da base Al: área lateral π (Pi): constante de valor 3,14 r: raio h: altura
Exercício resolvido
Dado : Um cilindro possui volume igual a
7850 cm3 e seu diâmetro mede 10 centímetros. Qual é a medida da
altura desse cilindro? (Considere π = 3,14).
a) 50 cm b) 100 cm c) 120 cm d) 150 cm
e) 200 cm
solução
Para
determinar a altura do cilindro, basta usar a fórmula do volume, uma vez que
conhecemos seu volume e raio. Para encontrar o raio, lembre-se de que o
diâmetro tem o dobro da medida do raio, logo, r = 5 cm.
V = πr2·h
7850 = 3,14·52·h
7850 =
3,14·25·h
7850 =
3,14·25·h
7850 = 78,5·h
7850 = h
78,5
h = 100 cm
Exercício
proposto
1 - Um cilindro equilátero tem altura de 10
cm. Calcule:
a) a área lateral b) a área total
2
- (USF-SP) Um cilindro circular reto, de volume 20π cm³, tem altura de
5cm. Sua área lateral, em centímetros quadrados, é igual a:
a)10π b)12π
c)15π d)18π e)20π
3 - altura
é de 10 metros, como mostra a imagem a seguir. Qual é o volume desse
reservatório? (considere π = 3,14).
a) 125,6 m3 b) 115,6 m3 c) 100,6 m3 d) 75,6 m3 e) 15,6 m3 :
TEMPO
ESTIMADO DE REALIZAÇÃO:15 a 20 minutos
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Maria Nazaré 3°"B"
ResponderExcluir1.
A-100πcm
B-150πcm
2.letra (E): 20πc
3.letra (A):125,6m3
Vanessa martins 3 A
ResponderExcluir1.
A-100πcm
B-150πcm
2.letra (E): 20πc
3.letra (A):125,6m3
Victor Gutemberg 3B
ResponderExcluir1. A-100cm
B-150cm
2. Letra (E) 20π
3. Letra (A) 125,6m3
Quitéria Maria "3° Ano A"
ResponderExcluir1.
A-100πcm
B-150πcm
2.letra (E): 20πc
3.letra (A):125,6m3
1-
ResponderExcluirA)100πcm
B)150πcm
2)letra "E": 20πc
3)letra "A":125,6m³
Rosiane Santos Série:3°"A"
1-
ResponderExcluirA)100πcm
B)150πcm
2)letra "E": 20πc
3)letra "A":125,6m³
Rosiane Santos Série:3°"A"
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirWillyanne Medeiros 3° "A"
ResponderExcluir1-
A)100πcm
B)150πcm
2)letra (E):20πc
3)letra (A):125,6m³
Vitoria lemos pereira 3B
ResponderExcluir1A 62,8r. 1B 150
2E
3A
Maria Letycia Silva de Lima 3º B
ResponderExcluir1º A 62,8r. 1B 150
2º E
3º A
Yasmim karolayne 3 ano A
ResponderExcluir1- a: 100cm
B: 150cm
2- letra E
3- letra A
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEmily da Silva Santos 3 ano B
ResponderExcluir1- a) 62,8r. 1-b) 150
2- E
3- A
Emily Lavínia 3(a)
ResponderExcluir*(1)A)100πcm
B)150πcm
2)letra "E": 20πc
3)letra "A":125,6m³
Isadora Souza 3 ano A
ResponderExcluir1-
A)100πcm
B)150πcm
2)letra "E": 20πc
3)letra "A":125,6m³
Jayanny Karla 3°B
ResponderExcluir1. A- Al=100īī cm2
B- At=150īī cm2
2. E- Al= 20īī
3. A- V= 126,6 m3
Elaine vitoria 3°A
ResponderExcluir1-
(A)62,8r.1B 150
(B)E
(E)A
ResponderExcluirJesyllanna Suellem 3"A"
1-
A)100πcm
B)150πcm
2)letra (E):20πc
3)letra (A):125,6m³
Alessandra Wanderley 3° B
ResponderExcluir1.
A- 100rcm
B- 150rcm
2.letra (E):20rc
3.letra (A):125,6m3
Fernanda da Silva de Castro
ResponderExcluir3° Ano "B"
1 A: 62,8r.
1 B: 150
2: E
3: A
Emyle Crispiniano da Silva 3°B
ResponderExcluir1.
A)100πcm
B)150πcm
2.E)20π
3.A)125,6m3
Izabela dos Santos Miranda 3°ano B
ResponderExcluirResposta:
1_a)100cm
b)150cm
2_e)20
3_a)125,6m3
Rayane Deodato Dos Santos 3°B
ResponderExcluir01.
A)100πcm
B)150πcm
02.
(E):20π
03.
(A):125,6m³