FOCA NO ENEM - ESCOLA DR. EDSON DOS SANTOS BERNARDES
Sociologia AULA 1 / Cultura Material e Imaterial
PROF: EDMILSON PAULO
Sociologia - O que é Sociologia?
Cultura Material e Imaterial
Cultura
material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam
a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura
material é composta por elementos concretos, como construções e objetos
artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos,
como hábitos e rituais.
Todo
povo possui um patrimônio que vai além do material, de objetos. Esse
patrimônio é chamado de cultura imaterial. Ou seja, cultura imaterial é
uma manifestação de elementos representativos, de hábitos, de práticas e
costumes. A transmissão dessa cultura se dá muitas vezes pela tradição.
O
termo cultura material está relacionado com a finalidade ou sentido que
os objetos têm para um povo numa cultura, ou seja, a importância e
influência que exercem na definição da identidade cultural de uma
sociedade. Exemplos de cultura material: utensílios, adornos, livros, ferramentas, monumentos, pinturas, tecidos, quadros, entre outros. Exemplos de cultura imaterial: música, dança, rituais, crenças, folclore, valores, lendas, celebrações, entre outros. A cultura material é aquela que apresenta objetos desenvolvidos pelo homem.
O patrimônio material se trata do patrimônio cultural de um povo relacionado a elementos materiais, como prédios e objetos. ... Já o patrimônio imaterial diz respeito à cultura produzida por um povo e que não pode ser tocada, como as tradições de uma comunidade e sua religiosidade.
Todo
povo possui um patrimônio que vai além do material, de objetos. Esse
patrimônio é chamado de cultura imaterial. Ou seja, cultura imaterial é
uma manifestação de elementos representativos, de hábitos, de práticas e
costumes. ... Os maiores exemplos de cultura imaterial no Brasil são o
folclore, a capoeira etc. Patrimônio Imaterial. O patrimônio imaterial
ou intangível é aquele que se relaciona com a maneira como os
diferentes grupos sociais se expressam por meio de suas festas, saberes,
fazeres, ofícios, celebrações e rituais.
A cultura material é aquela tangível, ou seja, que pode ser tocada, e, geralmente possui valor cultural registrado, como por exemplo, igrejas antigas, parques, e até mesmo praças e museus.
O Brasil, como diz o nosso mestre da história, Pellizzari, possui um notável hibridismo cultural. O que isso quer dizer? Quer dizer que nosso país é rico em uma gama de diversidade cultural. A cultura é todo costume de uma sociedade, desde a culinária até mesmo a religião. A vasta extensão do nosso território também contribui em muito para todas essas diferenças internas. Mas é importante lembrar que as diferenças são o que tornam nosso Brasil tão rico e especial. Vamos aprender mais nesse vídeo com o professor William e com o nosso super resumo?
As culturas material e imaterial fazem parte do patrimônio cultural de todo país. Patrimônio histórico e cultural é todo bem móvel, imóvel ou natural. Ele marca de forma significativa cada sociedade. É importante saber que esse patrimônio pode ser classificado tanto como parte da Cultura Material quanto como parte da Cultura Imaterial e abaixo vamos nos situar melhor sobre o que cada uma delas tem como característica.
Cultura Brasileira
A nossa cultura, como está dito lá em cima, é muito diversa e a História é aquela que pode explicar o porquê disso. As cinco regiões de nosso país são perceptivelmente diferentes culturalmente, mas todos somos considerados brasileiros, pois fazemos parte de uma identidade maior, a identidade nacional de algo que une a todos nós e faz com que sintamos que fazemos parte desse todo. Nossa cultura é influenciada pela herança de nossos índios nativos, por nossos colonizadores portugueses e também pela tão presente cultura africana que vinha da África, trazida tão sofrida no compartimento de um navio negreiro. Vamos ao Maracanã, usamos sapatos e comemos uma boa feijoada.
Cultura Material
A cultura material nada mais é que a importância que determinados objetos possuem para determinado povo e sua cultura. É também através da cultura material que se ajuda a criar uma identidade comum. Esses objetos fazem parte de um legado de cada sociedade. Cada objeto produzido tem um contexto específico e faz parte de determinada época da história de um país. A cultura material se aplica a quase toda produção humana.Cultura Imaterial
Todo povo possui um patrimônio que vai além do material, de objetos. Esse patrimônio é chamado de cultura imaterial. Ou seja, cultura imaterial é uma manifestação de elementos representativos, de hábitos, de práticas e costumes. A transmissão dessa cultura se dá muitas vezes pela tradição. Os maiores exemplos de cultura imaterial no Brasil são o folclore, a capoeira etc.Todos somos parte integrante na cultura de nosso país e por isso devemos respeitar qualquer forma de manifestação cultural. Nossa riqueza cultural, nossas belezas naturais só fazem sentido se forem para serem compartilhadas igualmente com todos que fizeram parte dessa imensidão que é o nosso Brasil.
Exemplos de cultura material: utensílios, adornos, livros, ferramentas, monumentos, pinturas, tecidos, quadros, entre outros.


Cristo - Rio de Janeiro - Marechal Deodoro
Exemplos de cultura imaterial: música, dança, rituais, crenças, folclore, valores, lendas, celebrações, entre outros.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/12/20/dona_dolores_tenta_manter_seu_grupo_vivo_em_alagoas.jpg)
Guerreiro se tornou patrimônio imaterial de Alagoas.
ATIVIDADE - Clique Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário