quarta-feira, 1 de julho de 2020

AULA 5 - REDAÇÃO / PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO


Caros alunos,

Vamos fazer uma análise de uma redação nota 1000 para que vocês percebam a estrutura de um texto dissertativo. Nesta atividade, estão elencadas as quatro últimas competências. 

  • As questões: 1, 2, 3 e 5 / Competências:  2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa e a  3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Conteúdos: estrutura de uma redação, contexto, tese/problema e tipos de argumentos;
  • Todas as questões /competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; Conteúdo: conectivos;
  •  Questão 4: /Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Antes de iniciar atividade, assista aos vídeos sobre conectivos e estrutura do texto dissertativo-argumentativo .
Bom estudo!

Um breve resumo sobre 

Conectivos.

Os conectivos, também chamados articuladores do discurso, são palavras ou expressões que ligam frases e orações, possibilitando a construção de uma sequência de ideias.
Permitem a articulação das diferentes ideias apresentadas ao longo de um texto, são essenciais nas redações, proporcionando a estruturação da introdução, do desenvolvimento e da conclusão.
Assim, os conectivos contribuem decisivamente para a coesão textual, facilitando a transmissão e compreensão da mensagem.


A estrutura do texto dissertativo-argumentativo
Por se tratar de um texto dissertativo-argumentativo, a estrutura da redação é divida em 3 partes:
  • introdução: demonstrar a compreensão do tema, identificar o problema e  apresentar a tese;
  • desenvolvimento: defender a tese com argumentos;
  • conclusão: resumir os pontos principais, chegar a um fechamento e propor uma intervenção sobre o problema.



Agora, leia a redação abaixo:

Luísa Mello, 2019
Redação nota 1000

"A primeira exibição pública do cinema ocorreu no ano de 1895 na França e, aos poucos, difundiu-se para todas as nações, sendo ainda uma grande fonte de entretenimento, inclusive no Brasil. Além disso, é notória sua função social ao proporcionar aos espectadores tanto uma atividade de lazer quanto uma propagação de informações e de conhecimentos, como os documentários e os filmes contendo alusões históricas. Nesse viés, a Constituição brasileira de 1988 determina o direito ao entretenimento a todos os cidadãos, assegurando o princípio da isonomia. Entretanto, o acesso aos cinemas no país vem deixando, grandemente, de ser democrático, sobretudo devido à segregação espacial e aos elevados custos, ferindo o decreto, o que demanda ação pontual.
Decerto, o processo de urbanização brasileiro ocorreu de forma acelerada e desorganizada, provocando o surgimento de aglomerados no entorno dos centros urbanos. Diante dessa conjuntura, essas periferias sofrem, de modo geral, históricas negligências governamentais, como a escassez de infraestrutura básica, de escolas e de hospitais. Não obstante, tais regiões também carecem de espaços de lazer, como os cinemas, que, majoritariamente, concentram-se nas áreas centrais e de alta renda das cidades. Assim, corrobora-se a teoria descrita pelo filósofo francês Pierre Lévy de que “toda nova tecnologia gera seus excluídos”. Portanto, o cinema, sendo uma inovação técnica, promove a segregação dos indivíduos marginalizados geograficamente.
Ademais, a maioria dos cinemas pelo Brasil cobram altos valores pelos ingressos das sessões, o que se torna inviável para grande parte da população, haja vista a situação econômica de crise que o país enfrenta, em que muitos indivíduos se encontram desempregados ou possuem baixa renda familiar. Desse modo, descumpre-se a determinação da Constituição Cidadã de igualdade de acesso ao lazer pela população, especialmente um entretenimento tão difundido entre a sociedade e de grandes benefícios pessoais, como a aquisição de informações e a ampliação da criticidade. Por fim, ratifica-se a tese desenvolvida pelo jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein acerca da Cidadania de Papel, isto é, embora o país apresente um conjunto de leis bastante consistente, elas se atêm, de forma geral, ao plano teórico. Logo, a garantia de igualdade de acesso ao cinema pelos cidadãos não é satisfatoriamente aplicada na prática, impulsionando a segregação social.
Observa-se, então, a necessidade de democratização dos cinemas no Brasil. Para tanto, é preciso que a Ancine – Agência Nacional de Cinema – amplie o acesso da população aos cinemas. Isso ocorrerá por meio do incentivo fiscal às empresas do ramo, orientando a construção de mais cinemas nas regiões periféricas, a redução dos preços dos ingressos e a concessão de gratuidade de entrada para a parcela da sociedade pertencente às classes menos favorecidas, como indivíduos detentores de renda familiar inferior a um salário mínimo. Dessa forma, mais brasileiros terão a possibilidade de acesso aos cinemas e, finalmente, a isonomia será garantida nesse contexto, reduzindo a desigualdade entre a população."
1.    Após a leitura do texto, responda:
a)    Qual a finalidade de texto como esse?
b)    Qual estratégia a  autora usou para contextualizar o tema?
c)    Qual é a tese/ problema  que a autora expõe na introdução 

2.    Sobre o segundo parágrafo do texto:
a)    Explique o argumento utilizado pelo autora para defender a tese que ela formulou na introdução.
b)    Que teórico a autora citou no texto e com qual finalidade?
.
c)    Que expressão coesiva, a autora usa para relacionar o segundo parágrafo com a introdução de seu texto?

3.    Releia o segundo parágrafo do texto e responda:
a)    Qual expressão coesiva foi usada para relacionar o terceiro parágrafo com o segundo?
b)    Explique o argumento utilizado nesse parágrafo.

4.    Observe novamente o último parágrafo do texto: 
a)    Qual expressão coesiva é  usada  para concluir  o texto?
b) Complete o quadro abaixo com base na proposta de intervenção defendida pela autora.


 
5.  Sobre o gênero dissertativo-argumentativo no ENEM é INCORRETO afirmar que:
a)    Esse gênero textual exige que se construa e defenda um ponto de vista. Deve propor uma tese inicial.
b)  O autor se vale de argumentos, de fatos, de dados, que servirão para ajudar a justificar as ideias que ele irá desenvolver.
c)    Na conclusão, o autor deve apresentar uma proposta de intervenção para o problema.
d)  Não é obrigatoriamente necessário os parágrafos terem relação entre si, pois cada parágrafo é uma nova ideia e não precisam ter nada a ver com o que foi dito antes.
e)    É escrito de forma impessoal, distanciando-se de subjetividades do autor.

Aula por Joelma Barreto

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