quarta-feira, 1 de julho de 2020

AULA 8- CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA(GEOGRAFIA) Parte II

Continuaremos falando de regionalização de forma mais detalhada!!! 
Esse tema é muito importante e será utilizado em nosso próximo simulado.
Assistam os vídeos atentamente e aguardem as questões em nosso plantão na próxima quinta-feira as 14hs!!!


  • Regionalização oficial(IBGE)


O Brasil é dividido em estados e Regiões. A regionalização proposta em 1969, foi elaborada pelo IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e sua implantação efetiva vigorou a partie de 1º de janeiro de 1970. Para consolidar a divisão do país, o IBGE tomou como base os aspectos naturais, embora tenha levado em conta os fatores humanos ao formar o sudeste. Foram criadas as seguintes regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.


Saiba mais em: 




  • Regionalização Geoeconômica

Essa divisão estabelece três regiões geoeconômicas – a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Os estados que integram essas regiões apresentam várias características em comum, no entanto, é necessário ressaltar que não há homogeneidade, sendo que cada unidade apresenta peculiaridades socioeconômicas.

Conforme essa proposta de regionalização do território brasileiro, o norte de Minas Gerais faz parte do complexo regional nordestino, o extremo sul do Mato Grosso pertence à região Centro-Sul e o restante do seu território faz parte da região da Amazônia, a porção oeste do Maranhão integra-se à Amazônia, e o extremo sul do Tocantins pertence à região Centro-Sul.


  • Os quatro Brasis de Milton Santos 

Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira, elaboraram em 2001 uma proposta de divisão regional baseada na difusão diferencial dos meios técnicos-científicos-informacionais e nas heranças do passado, resultando no que se chamou de quatro Brasis. A regionalização divide o país em região Concentrada, Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia.


A divisão regional leva em consideração os aspectos socioeconômicos e o meio geográfico, destacando a articulação do território brasileiro inserido como uma economia periférica no capitalismo globalizado. A partir da difusão histórica das técnicas, busca analisar os fluxos que ocorrem através da infraestrutura que dá suporte as redes de informação, mercadorias, capitais e pessoas.
Saiba mais em: 




https://brasilescola.uol.com.br/brasil/as-regioes-geoeconomicas-brasil.htm#:~:text=Essa%20divis%C3%A3o%20estabelece%20tr%C3%AAs%20regi%C3%B5es,cada%20unidade%20apresenta%20peculiaridades%20socioecon%C3%B4micas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário