segunda-feira, 8 de junho de 2020

ESCOLA ESTADUAL DR EDSON BERNARDES FOCA NO ENEM 3 ANOS DO ENSINO MÉDIO

O estudo da área de figuras planas está ligado aos conceitos relacionados à Geometria Euclidiana, que surgiu na Grécia antiga embasada no estudo do ponto, da reta e do plano. No mundo em que vivemos, existem inúmeras formas planas existentes, que são construídas a partir dos elementos básicos citados anteriormente. Desde a antiguidade, o homem necessitou determinar a medida da superfície de áreas, com o objetivo voltado para a plantação e a construção de moradias. Dessa forma, ele observou uma melhor organização na ocupação do terreno.
Atualmente, o processo de expansão ocupacional utiliza os mesmos princípios criados nos séculos anteriores. A diferença é que hoje as medidas são padronizadas de acordo com o Sistema Internacional de Medidas. Dentre as medidas de área existentes temos:

km²: quilômetro quadrado
hm²: hectômetro quadrado
dam²: decâmetro quadrado
m²: metro quadrado
dm²: decímetro quadrado
cm²: centímetro quadrado
mm²: milímetro quadrado


Uma área com 1 km² equivale a uma região quadrada com lados medindo 1 km e para as outras medidas segue-se o mesmo raciocínio. De acordo com o Sistema de Medidas, a unidade padrão para a representação de áreas é o m² (metro quadrado). Utiliza–se o km² em situações relacionadas à medição de áreas de cidades, estados, países, continentes, etc.

Na Geometria, as formas mais conhecidas são: triângulo, quadrado, retângulo, paralelogramo, losango, trapézio e círculo. Todas essas formas possuem fórmulas matemáticas para o cálculo da medida de suas superfícies. Para o cálculo de área envolvendo as figuras mais complexas desenvolvemos cálculos matemáticos específicos entre outras técnicas.

Nesta seção iremos abordar o cálculo da superfície das principais formas planas existentes, relacionando a figura com sua fórmula matemática.
Fórmulas das Áreas das Figuras Planas: Tabela, Como calcular e Dicas

Artigos de "Áreas de figuras planas"

27 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Jayanny Karla 3°B

    QUESTÃO 1

    RESPOSTA= A=300m2

    QUESTÃO 2

    RESPOSTA= X=42KG

    QUESTÃO 3

    RESPOSTA= A=322m2

    QUESTÃO 4

    RESPOSTA= 1.200 ladrilhos

    QUESTÃO 5

    RESPOSTA= NÃO CONSEGUIR

    QUESTÃO 6

    RESPOSTA= A=130,9m2

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  3. Respostas
    01.
    R= A área dessa região é de 300m².

    02.
    R= 42kg

    03.
    R= Área: 8x15 = 120 cm² 

    04.
    R= 27÷0,0225 = 1.200 Ladrilhos

    05.
    R= 7m e 15m

    06.
    R= 130,9 cm² 

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  4. Yasmim karolayne 3 ano "A"

    1.300 m²
    2.42 kg
    3. 230
    4. 1.200 L
    5.5m,10m
    6.130,9 cm²

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  5. Emily Lavínia 3a
    1.300 m²
    2.42 kg
    3. 230
    4. 1.200 L
    5.5m,10m
    6.130,9 cm²

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  6. 1.
    R= 300 m²
    2.
    R= 42 kg
    3.
    R= 230
    4.
    R=1.200L
    5.
    R=5m,10m
    6.
    R=130,9CM²

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  7. Emily da Silva Santos 3°B

    1- 300m²

    2- 42kg

    3- 230cm²

    4- 1.200L

    5- 5m e 10m

    6- 130,9 cm²

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  8. Isadora da Silva souza 3 ano A

    1. R= 300 m²
    2. R= 42Kg
    3. R=120 cm²
    4.R= 1.200L
    5. R= 5m,7 m
    6. 130,9 cm²

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  9. Maria Nazaré 3° Ano"B"

    1.
    Resposta: 300m²

    2.
    Resposta: 42kg
    3.
    Resposta:120cm²

    4.
    Resposta:1.200L

    5.
    Resposta: 5m,7m

    6.
    Resposta: 130,9cm²

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  10. Izabela Miranda 3°ano B

    Respostas:

    1-300m2
    2-42kg
    3-120cm2
    4-1200 ladrilhos
    5-7m e 15m
    6-130,9cm2

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  11. Fernanda da Silva de Castro
    3° ano "B"


    ➡Trezentos metros ao quadrado = 300m2

    ➡ x= 42 kg - quarenta e dois kilos

    ➡ A= Cento e vinte metros ao quadrado = 120m2

    ➡ mil e duzentos ladrilhos = 1,200

    ➡ Sete metros = 7 m, Quinze metros = 15 m

    ➡ A= cento e trinta vírgula nove centímetros ao quadrado = 130,9 cm2

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  12. Alice da silva santos 3B

    1-300m²
    2-42 kg
    3-120m²
    4-1,200
    5-7m e 15m
    6.130,9 cm²

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  13. CAMILA OLIVEIRA DE ANDRADE 3° B

    1. = 300 m²
    2. = 42Kg
    3. = 120 cm²
    4. = 1.200L
    5. = 5m,7 m
    6. = 130,9 cm²

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  14. 1°300m²
    2°42 kg
    3°120m²
    4°1,200
    5°7m e 15m
    6°130,9 cm²

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. 1-300m²
    2-42kg
    3-120m²
    4-1,200
    5-7m e 15m
    6-130,9cm²
    Larissa Lopes da Silva 3B

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  17. Alessandra Wanderley 3°ano B

    1. 300m2
    2. 42kg
    3. 120cm2
    4. 1.200 ladrilhos
    5. 7m e 15m
    6. 130,9 cm2

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  18. Willyanne Medeiros 3° "A"

    1. R= 300 m²
    2. R= 42Kg
    3. R=120 cm²
    4.R= 1.200L
    5. R= 5m,7 m
    6. 130,9 cm²

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  19. 1) 300m²
    2) 42kg
    3) 120cm²
    4) 1.200L
    5) 7m e 15m
    6) 130,9 cm²

    Rosiane Santos 3°A

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  20. Ingrid Vitória 3° A

    1- 300m²
    2- 42kg
    3- 120cm²
    4- 1.200L
    5- 7m e 15m
    6- 130,9 cm²

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  21. Maria vanessa maetins da silva 3°A
    1. R= 300 m²
    2. R= 42Kg
    3. R=120 cm²
    4.R= 1.200L
    5. R= 5m,7 m
    6. 130,9 cm²

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  22. Ana Carolina 3°A
    1° questão - 300 m²
    2° questão - 42Kg
    3° questão - 120 cm²
    4° questão - 1.200L
    5° questão - 5m,7 m
    6° questão - 130,9 cm²

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  23. Lucyely dos santos 3°B
    1.300m2
    2.42kg
    3.120cm2
    4.1.120L
    5.5m,7m
    6.130,9cm2

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  24. Yasmin dos Santos 3°A
    1.300m2
    2.42kg
    3.120cm
    4.120cm2
    5.5m.7m
    6.130.9cm2

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  25. Dhenyffer Lowrannye 3°A
    1) 300 m²
    2) 42Kg
    3) 120 CM²
    4) 1.200L
    5) 5m,7 M
    6) 130,9 CM²

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