domingo, 21 de junho de 2020

Aula 7 -Linguagens, códigos e suas tecnologias



LÍNGUA PORTUGUESA- MORFOSSINTAXE

TIPOS DE SUJEITO

(ROSIANE DE SOUZA- PROFESSORA LICENCIADA EM LETRAS)








Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim. Nesta semana estarei com a aula de códigos e linguagens e trataremos sobre os tipos de sujeito.
Já estudamos os tipos de sujeitos em sala de aula, caso não se lembre acesse o texto explicativo por aqui.


Para resumir: os tipos de sujeito podem ser classificados em:  simples (Fernando Meireles é um cineasta.), composto (O poder público e a sociedade precisam agir juntos.), desinencial (Gostei da entrevista.), indeterminado (Fizeram carreata no domingo.), ou inexistente (Nevou no Sul).

Creio que durante as aulas em sala de aula do sexto ano até aqui vocês tenham aprendido sobre substantivos, verbos, sujeitos, predicado, complementos, adjuntos e etc. Com isso, quero relembrar a vocês que esses assuntos se dividem na gramática em morfologia e sintaxe.

• Morfologia: é parte da língua que estuda os morfemas, ou seja, tudo que nos diz sobre gênero e número dos substantivos; tempo, modo, número e pessoa de um verbo e classe gramatical.

• Sintaxe: é a parte da língua que estuda o modo como o falante transmite a informação, a maneira com que organiza e relaciona as palavras em uma oração.
Assim a morfossintaxe nada mais é do que uma análise morfológica e sintática que fazemos ao mesmo tempo em uma oração. Vamos exemplificar para melhorar a explicação.

Os alunos foram aprovados.

Analisando com base na morfologia temos:
.
Os- Artigo definido no plural
Alunos- substantivo
Foram- verbo ser flexionado no pretérito perfeito do modo indicativo
Aprovados- adjetivo

Analisando com base na sintaxe temos:

Os alunos – sujeito simples
Foram aprovados – predicado nominal em função do verbo de ligação
Aprovados – predicativo do sujeito

Pronto, então, a partir desse exemplo creio que ficou mais claro a diferença entre classe e função gramatical e como processa- se uma análise morfossintática.




Assistam os vídeos a seguir para uma melhor compreensão do assunto estudado:






AGORA, responda as questões abaixo: (as respostas devem ser colocadas aqui nos comentários da aula.)


QUESTÃO 1

Escolhi a mesinha que estava na calçada e pedi um suco de frutas naturais, mas sabendo que viria um suco com sabor de frutas artificiais, as frutas de laboratório, os bebês de laboratório – mas onde estamos? Enfim, já anunciaram que temos usinas nucleares, um dia vai chegar um sergipano (ou um paulistano, não tenho preconceito de região) e vai apertar distraidamente o botão errado. Pronto. O Brasil vira memória. E as pessoas tão inconscientes ouvindo uma musiquinha na porta da loja de discos. Também vejo um homem engraxando o sapato. E, no prédio em frente, passam um filme certamente desinteressante: noto que apenas um casal está na fila do cinema. Vejo também um velho com o netinho jogando migalhas para os pombos. Chovem propagandas de produtos comerciais, poluindo a paisagem. Era bom antes, lembra? Quando as paisagens eram limpas. Mas agora é tarde. É tarde no planeta.

(“É tarde no planeta”, de Lygia Fagundes Telles, no livro “A Disciplina do Amor”. Texto adaptado.)

Assinale a opção em que a frase NÃO tem o seu sujeito (ou a sua inexistência) corretamente explicado:

a) “lembra?” Sujeito implícito, mas facilmente identificável pela forma verbal.
b) “Passam um filme certamente desinteressante” Sujeito indeterminado, pois o verbo na a pessoa do plural torna desconhecida a identidade de quem praticou a ação.
c) “É tarde no planeta” Oração sem sujeito, pois o verbo ser está empregado no sentido de tempo.
d) “Chovem propagandas de produtos comerciais” Oração sem sujeito, pois o verbo expressa um fenômeno da natureza.
e) “E as pessoas tão inconscientes ouvindo uma musiquinha” Sujeito simples, pois possui apenas um núcleo.

QUESTÃO 2

PNEUMOTÓRAX (Manuel Bandeira)

Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.
Mandou chamar o médico:
— Diga trinta e três.
— Trinta e três . . . trinta e três . . . trinta e três . . .
— Respire.
...................................................................................................
— O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
— Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
— Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.

"Mandou chamar o médico:/ (...) Respire".


Assinale a alternativa em que está CORRETA a classificação dos sujeitos das duas orações acima destacadas:

a) em ambos os casos, trata-se de sujeito indeterminado.
b) na primeira oração: sujeito indeterminado; na segunda oração: sujeito oculto que pode ser representado pelo pronome tu.
c) a primeira oração: oração sem sujeito; na segunda oração: sujeito oculto que pode ser representado pelo pronome tu.
d) na primeira oração: sujeito oculto que pode ser representado pelo pronome ele; a segunda oração: oração sem sujeito.
e) na primeira oração: sujeito oculto que pode ser representado pelo pronome ele; na segunda oração: sujeito oculto que pode ser expresso ou representado por "o senhor".



QUESTÃO 3

Certa vez, perguntaram ao Dalai Lama: O que mais te surpreende na humanidade?
E ele respondeu:
"Os homens me surpreendem... os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde; e por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver o presente nem o futuro; e vivem como se nunca fossem morrer e, morrem como se nunca tivessem vivido.
Então busquemos o equilíbrio, a harmonia!"
"Os homens me surpreendem."

No trecho, o termo "os homens" é

a) sujeito simples.
b) sujeito oculto.
c) sujeito composto.
d) não é sujeito.






24 comentários:

  1. Quitéria Maria "3°Ano A"

    1-D
    2-E
    3-A

    ResponderExcluir
  2. Rayane Deodato 3°B
    01.(A)
    02.(E)
    03.(A)

    ResponderExcluir
  3. Maria Nazaré 3°ano"B"

    1- (D)
    2- (E)
    3- (A)

    ResponderExcluir
  4. Alessandra Wanderley 3°B

    1-(B)
    2-(E)
    3-(A)

    ResponderExcluir
  5. Jayanny Karla 3°B

    1. A
    2. E
    3. A

    ResponderExcluir
  6. Fernanda da Silva de Castro
    3° ano "B"
    1° alternativa A
    2° alternativa E
    3° alternativa A

    ResponderExcluir
  7. Ana Carolina 3°A

    1° questão - D
    2° questão - E
    3° questão - A

    ResponderExcluir
  8. Vanessa Martins 3° ano A

    1)- D
    2)- E
    3)- A

    ResponderExcluir
  9. Isadora Souza 3 ano A
    1. A 
    2. E 
    3. A

    ResponderExcluir
  10. Izabela Miranda 3°ano B

    Resposta:

    1.A
    2.E
    3.A

    ResponderExcluir
  11. Alice da silva santos 3 B
    1-A
    2-E
    3-A

    ResponderExcluir