domingo, 10 de maio de 2020

AULA 1 - REDAÇÃO - Técnicas de Redação



Escrever sem sofrer é um dos grandes desafios para a maioria de nós. Entretanto, se mudarmos nosso comportamento diante desse desafio teremos um excelente resultado. Como então isso deve acontecer? Treinando! Isso mesmo: treinando!! Treinar é a maneira mais correta para se aprender a escrever. Aliás, é treinando também a leitura que se aprende a ler. Mas vocês devem estar pensando: mas eu sei ler! Não! Não é desta leitura que eu falo. O que quero dizer, na verdade, é que a maioria de nós apenas decodificamos as palavras num texto e isso não nos ajudará quando precisarmos escrever uma redação de ENEM, por exemplo.  

É importante entender que para escrever bem é preciso ler bem. Criar o hábito de ler é também um grande desafio para a maioria dos estudantes. Contudo, se quiserem escrever bem, devem começar a treinar a leitura. Leiam sobre tudo: saúde, política, meio ambiente, inclusão e exclusão social, desigualdade, esporte, economia e tudo aquilo que possuir caráter polêmico. Entendam que ler e escrever devem ser duas ações constantes em sua prática diária. É preciso, pois, um pouquinho de dedicação e paciência e em breve vocês se tornarão leitores e escritores competentes. Preparados?

Fiquem atentos e bons estudos!

ESQUEMA BÁSICO DE REDAÇÃO – ENEM



ESQUELETO DE REDAÇÃO SEGUNDO O ESQUEMA


TEMA: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” (Esse foi o tema da redação do ENEM 2015)

TESE: Violência contra a mulher

INTRODUÇÃO: pode-se fazer um resgate histórico sobre o papel da mulher na sociedade, falar sobre o sistema patriarcal ou sobre a desvalorização da mulher ou ainda sobre quais foram as mudanças em relação ao papel da mulher na sociedade.

DESENVOLVIMENTO:

Argumento 1: pode-se falar sobre a violência doméstica ou outro tipo de violência sofrido pela mulher. Pode-se falar sobre a lei Maria da penha ou sobre o porquê do silêncio das mulheres em relação à violência sofrida por elas.  

Argumento 2: pode-se falar sobre o papel da mídia em relação às denúncias de agressão às mulheres. Pode-se falar sobre a mulheres como objeto sexual, sobre a desigualdade de salário no mercado de trabalho; pode-se ainda falar na duplicidade de papel da mulher atual como mãe e profissional.
CONLUSÃO: pode-se falar de possíveis mudanças nas leis com punições mais severas para o agressor, pode-se falar em conscientização mais precisa no respeito e valorização da mulher, pode-se falar também sobre o papel da escola sobre a educação das crianças. 

ATIVIDADE

Com base no vídeo Violência contra a mulher, no esquema e esqueleto apresentado nesta aula, observe a proposta de redação do Enem 2015 e faça um texto dissertativo, no mínimo 20 linhas e, no máximo, 30 linhas, observando os textos motivadores.


Redação Enem 2015 




TEXTO I

Nos 30 anos decorridos entre 1980 e 2010 foram assassinadas no país acima de 92 mil mulheres, 43,7 mil só na última década. O número de mortes nesse período passou de 1.353 para 4.465, que representa um aumento de 230%, mais que triplicando o quantitativo de mulheres vítimas de assassinato no país. (WALSELFISZ, J. J. Mapa da Violência 2012. Atualização: Homicídio de mulheres no Brasil. Disponível em: www.mapadaviolencia.org.br. Acesso em: 8 jun. 2015.)


INSTRUÇÕES (critérios da banca corretora) :

Será desconsiderada qualquer redação que:
• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
• fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
• apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

OBS.: Revejam as 5 competências passadas pela professora Rosiane na aula anterior. É preciso estar atento a elas para não correr o erro de cometer incoerências na sua redação. Bons estudos e até a próxima aula!!! Grande abraço. Profª. Débora.

Aula por Débora Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário