- Como iniciar uma introdução:
Dando uma definição: Pode-se começar a dissertar fazendo uma definição do tema, para atribuir maior clareza e objetividade ao texto.
Ex.:
Violência consiste em...
A violência se caracteriza como....
Um ato é violento quando...
Existe violência se...
Fazendo uma comparação: Tem-se também a opção de começar buscando uma definição do tema por comparação.
Ex.:
Atribui-se a violência como...
A violência torna-se semelhante a...
Atribui-se a violência como...
A violência torna-se semelhante a...
A violência parece-se com..., lembra...
Usando uma citação: Pode-se ainda iniciar o texto com uma citação relativa ao tema. Uma frase interessante, um verso, um fragmento...
O ideal é que a citação seja feita do modo clássico, ou seja, entre aspas, reproduzindo exatamente as palavras do autor e com indicação da fonte de onde foi retirada.
O ideal é que a citação seja feita do modo clássico, ou seja, entre aspas, reproduzindo exatamente as palavras do autor e com indicação da fonte de onde foi retirada.
Em seguida, faz-se uma pequena análise, um breve comentário a respeito da opinião citada, expondo, ao mesmo tempo, o seu ponto de vista sobre o assunto.
Fazendo um histórico: no início do texto pode fazer um histórico, uma explanação rápida do tema através dos tempos, dando ao tema uma abordagem temporal.
Ex.:
Antes, a violência era “X”; agora é...
Ontem, a violência era “X”; hoje é “Y”; amanhã será...
Ex.:
Antes, a violência era “X”; agora é...
Ontem, a violência era “X”; hoje é “Y”; amanhã será...
Dando um exemplo: Pode-se também escolher um fato-exemplo expressivo para iniciar o texto. Em seguida, faz-se uma análise interpretativa desse exemplo – que poderá ou não ser retomado mais adiante –, revelando nossa visão sobre o tema.
Iniciar uma dissertação a partir de um exemplo dá concretude e comunicabilidade ao texto.
Apresentando uma estatística: Pode-se começar a redação pela apresentação de um dado estatístico esclarecedor sobre o tema. O procedimento é praticamente idêntico ao de iniciar o texto pela exemplificação.
- Como iniciar o desenvolvimento:
O desenvolvimento é a redação propriamente dita. No desenvolvimento, o aluno deverá discutir os argumentos apresentados na Introdução. Em cada parágrafo, escreve-se sobre um, e somente um, argumento.
Os parágrafos argumentativos da redação, além do que estudamos juntamente com a introdução, podem ser feitos de diversas maneiras diferentes:
Apresentando uma hipótese:
Apresentar hipótese é a tentativa de buscar soluções, apontando prováveis resultados. Na hipótese, o aluno mostra estar interessado pelo assunto e disposto a encontrar soluções, para melhorar a situação. Com a hipótese, praticamente, não se corre o risco de apenas expor o assunto.
Apresentando um paralelismo:
Trabalhar com o paralelismo é apresentar um mesmo assunto com diferentes enfoques, é apresentar correspondência entre ideias ou opiniões diferentes em relação ao mesmo argumento. Por exemplo, em se tratando de informática, discutir sobre o mercado de trabalho, não apenas argumentando que a máquina tomou o lugar do homem, mas também apresentando o aumento de emprego na área, os recursos técnicos disponíveis, a comodidade, etc…
Apresentando uma bilateralidade:
Trabalhar com a bilateralidade é apresentar aspectos positivos e aspectos negativos, pontos favoráveis e pontos desfavoráveis do argumento. É trabalhar com os “prós e contras”, sem dar ênfase a apenas um deles.
Procure trabalhar com apenas dois parágrafos no desenvolvimento: um com os aspectos favoráveis; outro com os desfavoráveis.
Apresentando oposição de ideias:
Trabalhar com oposição de ideias é explorar com o mesmo interesse crítico dois polos que sustentam a discussão. Por exemplo, em se tratando de educação infantil, explorar a educação masculina e a educação feminina com o mesmo interesse, mostrando as diferenças existentes.
Apresentando as causas e consequências:
Trabalhar com causas e consequências é apresentar, em um parágrafo, os aspectos que levaram ao problema discutido e, em outro parágrafo, as suas decorrências.
Exemplificação:
Seja qual for a introdução, a exemplificação é a maneira mais fácil de se desenvolver a dissertação.
Devem-se apresentar exemplos concretos, que sejam importantes para a sociedade. Argumente sobre personagens históricas, artísticas, políticas, sobre fatos históricos, culturais e sociais que sejam importantes.
Frases-modelo para o desenvolvimento:
Veja a seguir exemplos de algumas frases que podem ajudá-los a iniciar o desenvolvimento. Tais frases, porém, não são receitas infalíveis. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. No entanto, lembrem-se, que, acima de tudo, ler é, de fato, a melhor receita, pois quanto mais domínio de leitura o candidato tiver, mais preparado ele estará para discorrer sobre qualquer tema.
Frases para parágrafos causas e consequências:
Ao se examinarem alguns …, verifica-se que … . Pode-se mencionar, por exemplo, …
Em consequência disso, vê-se, a todo instante, …
Frases para parágrafos prós e contras:
Alguns argumentam que …. . Além disso … . Isso sem contar que ….
Outros, porém, ….. . Há registros históricos de ……. que …….
Frases para parágrafos trajetória histórica:
Antigamente, quando …, percebia-se que …
Atualmente, observa-se que …
Em consequência disso, nota-se …
Outras frases:
Dentre os inúmeros motivos que levaram o …… é incontestável que …..
A observação crítica de fatos históricos revela o porquê de ……
Fazendo um estudo de ……., percebe-se, por meio de ……, ….
Ligação entre os parágrafos do desenvolvimento:
OBS.: É muito importante que os parágrafos do desenvolvimento tenham ligação, a fim de que não transformem a dissertação em uma sequência de parágrafos desconexos. Segue, a seguir, uma série de frases para a ligação entre os parágrafos do desenvolvimento.
Além disso …
Outro fator existente …
Outra preocupação constante …
Ainda convém lembrar …
Por outro lado …
Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto …
- Como iniciar a conclusão:
Retomando a tese: neste caso, apresenta a visão geral do assunto tratado, retomando àquilo que foi dito na introdução e/ou no desenvolvimento, relembrando a redação como um todo. Aqui se apresenta a proposta de intervenção, isto é, as possíveis soluções para o(s) problema(s) exposto(s) no desenvolvimento.
Exemplos de frases para o início da conclusão:
Em virtude dos fatos mencionados …
Levando-se em consideração esses aspectos …
Dessa forma …
Em vista dos argumentos apresentados …
Dado o exposto …
Tendo em vista os aspectos observados …
Levando-se em conta o que foi observado …
Após a frase inicial, pode-se continuar a conclusão com as seguintes frases:
… entende-se que …
… percebe-se que …
… resta aos homens …
… é imprescindível que todos se conscientizem de que …
… é preciso que …
… é necessário que …
… faz-se necessário que …
INSTRUÇÕES (critérios da banca corretora) :
ATIVIDADE
Com base no vídeo Violência contra a mulher, no esquema e esqueleto apresentado nessa e na aula passada, observe a proposta de redação do Enem 2015 e faça um texto dissertativo, no mínimo 20 linhas e, no máximo, 30 linhas, observando os textos motivadores. O texto deverá ser enviado via email debinha4611@gmail.com até 20/5 (Quarta-feira).
Redação Enem 2015
TEXTO I
Nos 30 anos decorridos entre 1980 e 2010 foram assassinadas no país acima de 92 mil mulheres, 43,7 mil só na última década. O número de mortes nesse período passou de 1.353 para 4.465, que representa um aumento de 230%, mais que triplicando o quantitativo de mulheres vítimas de assassinato no país. (WALSELFISZ, J. J. Mapa da Violência 2012. Atualização: Homicídio de mulheres no Brasil. Disponível em: www.mapadaviolencia.org.br. Acesso em: 8 jun. 2015.)
INSTRUÇÕES (critérios da banca corretora) :
Será desconsiderada qualquer redação que:
• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
• fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
• apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
• fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
• apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
OBS.: Revejam as 5 competências passadas pela professora Rosiane na aula anterior. É preciso estar atento a elas para não correr o erro de cometer incoerências na sua redação. Bons estudos e até a próxima aula!!! Grande abraço. Profª. Débora.
Aula por Débora Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário