domingo, 10 de maio de 2020

AULA 2 - LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - Gêneros e Tipos Textuais


Semana passada, nós discutimos um pouco sobre como dominar estratégias de leitura nos ajuda a aproveitar o máximo de cada texto. Afinal, leitura pode ser muito mais que apenas decifrar o código e entender palavras literalmente. Perdeu a aula ou já esqueceu tudo? Não tem problema, clique AQUI para revisar o conteúdo agora mesmo.

Ainda com esse foco na leitura, afinal o ENEM tem texto até umas horas, hoje vamos falar de Gêneros e Tipos Textuais. Por quê? Por que conhecer as peculiaridades de cada texto pode auxiliar e muito no entendimento e resoluções de questões. Duvida? Então deixa eu te mostrar! 

Dependendo o gênero textual em que uma frase está inserida, o seu entendimento pode mudar completamente. Se eu disser "O Tony é extremamente bonito" em um artigo científico, muito provavelmente essas palavras estarão embasadas em dados e pesquisa. Por outro lado, essa mesma frase numa crônica humorística, poderia ser uma ironia. Por outro lado, em um diário, isso já seria a impressão pessoal de alguém. Em uma novela, já temos a certeza da frase ser ficção. Perceba como o contexto em que as palavras estão inseridas podem modificar nossa percepção da informação dada, afinal, dependendo do gênero, nosso papel como interlocutor do discurso muda. (SPOILER: O TONY É EXTREMAMENTE BONITO SIM). 

Além de auxiliar no entendimento, reconhecer o gênero e o tipo do texto nos permite antecipar algumas informações, acelerando a leitura. Isso é útil não apenas na prova de Linguagens e suas Tecnologias mas também em todas as outras matérias. Saber diferenciar um artigo de opinião de um texto literário , por exemplo, pode fazer toda a diferença na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Além da auxiliar no entendimento do texto em si, saber reconhecer o gênero e o tipo do texto é por vezes a habilidade testada nas questões no ENEM, ou seja, esse assunto te ajuda de todas as formas.

Dê uma conferida nos links AQUIAQUIAQUIAQUI para aprofundar seus conhecimentos sobre Gêneros e Tipos Textuais e volte quando terminar. Aqui embaixo vou deixar algumas vídeo aulas também!




IMPORTANTE: PERCEBAM QUE GÊNERO TEXTUAL E TIPO TEXTUAL SÃO COISAS DIFERENTES. Os Gêneros textuais existem DENTRO dos Tipos textuais, como vocês podem ver no quadro abaixo:


Caso a diferença ainda não esteja super clara pra você, recomendo dar uma estudada nesse link AQUI

Beleza, todo mundo afiado? Vamos para as questões então. Devido a diversos pedidos (muito choro na verdade por conta do tamanho da aula da semana passada), essa semana eu vou trabalhar só com questões fechadas e bem menos texto. Mas não se acostumem não viu? 
_________________________________________

QUESTÃO 1 (Retirada do ENEM 2013)

Leia atentamente o texto abaixo:

A diva
Vamos ao teatro, Maria José?
Quem me dera,
desmanchei em rosca quinze kilos de farinha,
tou podre. Outro dia a gente vamos.
Falou meio triste, culpada,
e um pouco alegre por recusar com orgulho.
TEATRO! Disse no espelho.
TEATRO! Mais alto, desgrenhada.
TEATRO! E os cacos voaram
sem nenhum aplauso.
Perfeita.
PRADO, A. Oráculos de maio. São Paulo: Siciliano, 1999.
Os diferentes gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido. Assim, o texto A diva
a) narra um fato real vivido por Maria José.
b) surpreende o leitor pelo seu efeito poético.
c) relata uma experiência teatral profissional.
d) descreve uma ação típica de uma mulher sonhadora.
e) defende um ponto de vista relativo ao exercício teatral.
Não, eu não vou te dar a resposta agora, isso fica para o nosso Plantão de Linguagens e suas Tecnologias, na sexta. Por hora, eu vou só dar uma dica para a resolução dessa questão. Olhe bem para a forma do texto, pois ela dá uma dica bem forte de qual o gênero textual que temos aqui.
_________________________________________

QUESTÃO 2 (Retirada do ENEM 2012)
Ao interpretar um anúncio publicitário, sempre considere os elementos verbais e não verbais. Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br

A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a
a) assumir uma atitude reflexiva diante dos fenômenos naturais.
b) evitar o consumo excessivo de produtos reutilizáveis.
c) aderir à onda sustentável, evitando o consumo excessivo.
d) abraçar a campanha, desenvolvendo projetos sustentáveis.
e) consumir produtos de modo responsável e ecológico.
Professor, cadê o texto dessa questão? A FIGURA É O TEXTO. Por que sim, nem só de letras vive o homem. Aqui a as dicas são, observe todos os detalhes da figura, leia com atenção o texto nela e tente identificar as imagens que você vê. BÔNUS: Preste muita atenção no que diz cada alternativa, e CUIDADO COM AS MEIAS VERDADES (aquela alternativa com uma metade certa e outra tronxa)
_________________________________________
QUESTÃO 3 

Sobre as características dos gêneros textuais, é INCORRETO afirmar que:

a) Os gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido.
b) Os gêneros textuais são estruturas relativamente padronizadas que variam de acordo com as várias situações comunicativas.
c) Os gêneros textuais são estruturas bem definidas, limitadas, e podem apresentar-se sob a forma de cinco diferentes tipos de texto.
d) Os gêneros textuais podem ser representados na linguagem verbal e não verbal, em anúncios publicitários, charges, tirinhas e também em reportagens, notícias, e-mails, etc.

e) Os gêneros textuais, por adequarem-se às necessidades linguísticas dos falantes de acordo com as mudanças históricas e sociais, são incontáveis, diferentemente do que acontece com os tipos textuais.
Nessa aqui a dica é LEIA CADA ALTERNATIVA COM MUITA ATENÇÃO. Está sendo pedido uma que seja incorreta, então provavelmente essa alternativa além de falar besteira, também deve contestar de alguma forma as corretas. 
_________________________________________
QUESTÃO 4

Assinale a sequência correta:

I. São definidos por propriedades linguísticas como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais etc.
II. Realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas, ou seja, dentro de um contexto cultural e com função comunicativa.
III. Abrangem um conjunto praticamente ilimitado de características determinadas pelo estilo do autor, conteúdo, composição e função.
IV. Geralmente variam entre cinco e nove tipos: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.
a) tipo textual, gênero textual, gênero textual, tipo textual.
b) tipo textual, tipo textual, gênero textual, gênero textual.
c) tipo textual, gênero textual, gênero textual, gênero textual.
d) gênero textual, tipo textual, tipo textual, tipo textual.
Eu ODIAVA esse tipo de questão com toda a minha alma quando eu era estudante. A má notícia é que elas são muito comuns, e não vamos nos livrar delas tão cedo. A boa notícia é que apesar de chatinhas, existe um macete MUITO BOM para a resolução dessas desgraças: Foque no que você SABE que é verdade. Por exemplo, se depois de ler as afirmações, a única que você tem certeza de ser gênero textual for a III, você só precisa prestar atenção nas alternativas que digam isso. Quando você diminui o número de alternativas, fica mais difícil fazer confusão com esse monte de frase parecida.
_________________________________________
E é isso que eu tenho para vocês hoje. Qualquer dúvida que vocês queiram tirar antes do Plantão, podem colocar aí nos comentários que eu vou respondendo durante a semana.
As respostas das questões dessa aula devem ser colocadas AQUI
BONS ESTUDOS E NADA DE COLAR VIU?
Fonte:


Aula por Tony Lima

18 comentários:

  1. Yasmim karolayne "3 ano "A"
    1.D
    2.D
    3.E
    4.A

    ResponderExcluir
  2. Isadora souza 3°ano A

    1.D
    2.B
    3.E
    4.B

    ResponderExcluir
  3. Quitéria Maria "3 ano A"
    1.B
    2.E
    3.B
    4.e

    ResponderExcluir
  4. ELAINE VITORIA "3 ANO A"
    1.D
    2.E
    3.B
    4.E

    ResponderExcluir
  5. Thayna Ferreira 3 ANO A"
    1.D
    2.D
    3.E
    4.A

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ana Carolina 3° A

    1 questão - B
    2 questão - E
    3 questão - B
    4 questão - A

    ResponderExcluir
  8. Alessandra Wanderley silva 3:B

    1.B
    2.E
    3.C
    4.A

    ResponderExcluir
  9. Vitória Laura Silva do Nascimento 3:B
    1.C
    2.D
    3.E
    4.A

    ResponderExcluir
  10. Lucyely dos santos 3°B
    1-C
    2-D
    3-E
    4-A

    ResponderExcluir