A Química está intimamente relacionada ao consumo atual da sociedade por possibilitar a produção de bens de consumo. A compreensão de como são desenvolvidos novos materiais a partir dos já existentes é fundamental para evitar e até controlar impactos ambientais, por exemplo.
O estudo dos materiais e sua composição servem de base para organizar o descarte do lixo, melhorando assim as condições de vida na Terra. Com o passar do tempo, o lixo sofre uma série de transformações. Muda de cor, de cheiro e de aparência. A degradação dos alimentos alteram as características dos mesmos, portando não há dúvidas que estão ocorrendo mudanças. Essas mudanças podem ser reversíveis?!
Identificar as mudanças(transformações) que ocorrem com a matéria é parte fundamental da Química. Deste modo, devemos pensar em analisar um sistema que possui estado inicial e um estado final. E as características observadas no estado final irão determinar se a transformação é reversível, ou seja, física – ou – irreversível, transformação(reação) química.
Observe os fenômenos abaixo e os classifique em Físico ou Químico. Em qual das duas imagens há a formação de novos materiais?
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NC
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC-ND
O nosso corpo é um verdadeiro laboratório de transformações químicas. O fato de respirar, andar, pensar estão intimamente ligados a transformações que ocorrem em nosso organismo.
O estudo dessas transformações requer o conhecimento acerca dos constituintes dos materiais participantes da análise. Mas o que formam esses materiais?
Vamos lá! A Química estuda a matéria, a matéria possui massa e ocupa lugar no espaço. A matéria é constituída por átomos e os átomos são constituídos por partículas subatômicas. Deu pra entender...?! Calma, vou representar!
Os prótons e os Nêutrons formam o núcleo do átomo, ou seja, concentram a Massa Atômica do Elemento. Os elétrons estão na eletrosfera e participam das ligações químicas. Observe que as partículas possuem cargas correspondentes.
Em nossa primeira aula, vimos a representação de um elemento químico. Agora iremos analisar as partículas que compõe o átomo desse elemento químico.
- Vamos começar nossa análise pelo átomo de Oxigênio:
Como podemos determinar o número de nêutrons e de elétrons a partir desses dados?
Mas, e os elétrons??? Agora que já identificamos o número de nêutrons, vamos falar sobre os elétrons.
Importante: Por enquanto estamos considerando apenas casos em que o átomo está eletricamente neutro portanto o número de prótons é igual ao de elétrons. Mais à frente consideraremos situações em que o átomo não está eletricamente neutro, ou seja, em que há diferentes números de prótons e de elétrons.
O mesmo elemento químico que forma o gás O2 que respiramos é o mesmo elemento que forma o gás O3, responsável por compor a Camada de Ozônio que nos protege dos raios ultravioleta.
Entenda melhor as semelhanças atômicas com o vídeo abaixo:
Agora que já conhecemos os constituintes da matéria, suas semelhanças e características. É possível entender o comportamento destes no meio ambiente. A partir das misturas que formam os produtos que permeiam e auxiliam nossa vida por assim dizer. Assista o próximo vídeo e entenda quais são os tipos de substâncias e misturas:
Observe os objetos representados abaixo, todos eles fazem parte do nosso dia a dia. Conhecer suas propriedades (composição) permitem a sociedade conhecer o tempo de deterioração destes materiais no meio ambiente e os prejuízos por seu descarte irregular. Um caminho para a solução desse problema é apontado pelo Princípio dos Três Erres (3 Rs) – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
As atividades referentes aos conteúdos dessa semana estão disponíveis aqui
BONS ESTUDOS E ATÉ A PRÓXIMA AULA!
"A persistência é o caminho do êxito"
Charles Chaplin
Aula por Elié Paula
FONTES:
SANTOS, W. L. P et al. Química Cidadã: volume1. 2. ed. São Paulo: AJS, 2013. 136 p.
É LEGAL !!!
ResponderExcluir