domingo, 31 de maio de 2020

AULA 4 - REDAÇÃO / A COESÃO E O VALOR SEMÂNTICO DOS CONECTIVOS







AULA 4 – REDAÇÃO

A coesão e o valor semântico dos conectivos dentro de um texto

Queridos alunos,


Na aula anterior estudamos o conceito de coesão e coerência onde apresentei dicas de como deixar sua redação mais estruturada seguindo um encadeamento lógico e harmonioso das ideias dentro de um texto.
Nosso estudo se pautou, então, no entendimento do uso dos recursos considerados essenciais na construção do texto dissertativo argumentativo (embora tenha sido feito de maneira bem resumida). Nesse sentido, visando melhor compreensão e desempenho dos alunos para produzirem um texto mais coeso (o que acarretará, por sua vez, num texto coerente), trago hoje para vocês o estudo sobre  o valor semântico da coesão, uma vez que ela depende da relação semântica que os conectivos estabelecem entre as orações. É a partir da semântica que as orações formam os períodos e os parágrafos, tornando-os, assim num todo coeso.
É importante frisar que para cada tipo de relação entre duas ou mais orações, existe sempre um conectivo que se adaptará perfeitamente entre elas, tornando os períodos e parágrafos compreensíveis ao leitor. Os conectivos são de extrema importância para dar sentido ao texto, por isso quando usados de forma errada eles vão distorcer ou desconstruir totalmente a intencionalidade do autor.
Esclarecendo um pouco sobre semântica, vale lembrar que conceitualmente falando, ela estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, frase ou oração dentro de uma situação de comunicação. Sob a ótica da semântica se estudam por exemplo, a denotação, sinonímia, antonímia, polissemia, homonímia entre outras coisas. À semântica, pois, se atribui um efeito de sentido que as palavras apresentam dentro de um contexto.  Assim, é preciso estar muito atento ao uso dos conectivos a fim de que se evite ideias desconexas. Nesta aula, estudaremos sobre o valor semântico dos conectivos. Veja tabela abaixo com alguns exemplos do valor semântico das preposições e conjunção.  


Tabela do valor semântico das preposições e conjunções 



Valor semântico das preposições

       1.      Assunto: A obra trata de culinária.
       2.      Causa: Com a barba feita, conseguiu emprego.
       3.      Companhia:  Se for para ir com você eu vou.
       4.      Conformidade:  Entreguei tudo como ele pediu.
       5.      Finalidade: Cheguem cedo para não perdermos o ônibus.
       6.      Instrumento: Com o que você se machucou?
       7.      Lugar: Mudou-se para a Alemanha.
       8.      Meio: Falei com ela por telefone.
       9.      Modo: Faz tudo com disposição.
     10.  Oposição: Agiu contra a minha vontade.
     11.  Posse: Este livro é da biblioteca?
     12.  Tempo: Vou me aposentar por tempo de contribuição.


Valor semântico das conjunções


       1.      Adição: Passeei e descansei.
       2.      Adversidade: Faço tudo e não vejo nada pronto.
       3.      Alternativa: Ora estudava, ora fingia que estudava.
       4.      Causa: Como estou doente, não vou à festa.
       5.      Comparação: Anda como a mãe.
       6.      Concessão: Vou à praia, e está chovendo.
       7.      Conclusão: Não dormiu em casa porque a cama está arrumada.
       8.      Condição: Se resolver ir, chame.
       9.      Conformidade: Faço tudo como ele quer.
     10.  Consequência: Você mexe-se, e eu atiro.
     11.  Explicação: Fica, pois ela vai precisar de ajuda.
     12.  Finalidade: Faço o bolo e levo na hora do Parabéns.
     13.  Proporção: Tanto mais faz, tanto menos      é reconhecido.
     14.  Tempo: Quando o professor chegar, eu guardo o telefone.


Sobre esse assunto veja mais    AQUI e AQUI  e AQUI


Agora assistam  os vídeos abaixo, eles ajudarão vocês a compreenderem melhor. 







A seguir assistam o vídeo REVISÃO ENEM | PORTUGUÊS: VALORES SEMÂNTICOS DOS CONECTIVOS  | ESQUENTA ENEM | DESCOMPLICA    https://youtu.be/XYB9xQ-Lrrg 






ATIVIDADES 


1 – A preposição foi empregada com valor de finalidade na expressão:

a)    Reformaram a casa de Pedro.
b)    Compramos o cimento para a reforma da casa de Pedro.
c)    Pedro, vá para casa.
d)    A casa de Pedro está em ruínas.


2 – Identifique a afirmação correta.

a)    Em “Dirija com cuidado”, a preposição estabelece uma relação de finalidade.
b)    Em “Voltei para casa, pois estava com muitas saudades de vocês”, há quatro preposições.
c)    Em “Enviei a uma pessoa especial a carta com uma bela declaração de amor”, todas as palavras em negrito são preposições.
d)    Em “Este carro novo é de Paulo”, a preposição na frase estabelece uma relação de posse.

3 – Quanto ao emprego das palavras em negrito, é correto afirmar que:

I – Chegou o momento de ela realizar seu sonho.
II – Apesar do aluno não acertar a questão, o professor lhe deu mais uma chance.
III – Apesar de o jogo não ter terminado, o jogador saiu do campo.
IV – Chegou a hora de o circense montar o circo.
V – Não gosto mais dele.

a)    Estão corretas as afirmações 1 e 2.
b)    Estão corretas as afirmações 2, 3 e 4.
c)    Estão corretas as afirmações 3, 4 e 5.
d)    Estão corretas as afirmações 1, 3, 4 e 5.

4 – Em “Casei por amor”, a preposição tem valor semântico de:

a)    Modo.
b)    Causa.
c)    Finalidade.
d)    Consequência.
e)    Concessão.

5 – Aponte a alternativa em que a preposição estabelece no período uma relação de causa.

a)    Ficaremos aqui até o amanhecer.
b)    Eles agiram com discrição.
c)    Almocei com eles.

d)    Paulo morreu de pneumonia.

6 –  (Fuvest-SP) – “Que não pedes um diálogo de amor, é claro, desde que impões a cláusula da meia-idade.”

O segmento destacado poderia ser substituído, sem alteração do sentido da frase, por:

a) desde que imponhas.
b) se bem que impões.
c) porquanto impões.
d) contanto que imponhas

7 –  (Enem-2016) –

O senso comum é que só os seres humanos são capazes de rir. Isso não é verdade?

Não. O riso básico — o da brincadeira, da diversão, da expressão física do riso, do movimento da face e da vocalização — nós compartilhamos com diversos animais. Em ratos, já foram observadas vocalizações ultrassônicas — que nós não somos capazes de perceber — e que eles emitem quando estão brincando de “rolar no chão”. Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro, o rato deixa de fazer essa vocalização e a brincadeira vira briga séria. Sem o riso, o outro pensa que está sendo atacado. O que nos diferencia dos animais é que não temos apenas esse mecanismo básico. Temos um outro mais evoluído. Os animais têm o senso de brincadeira, como nós, mas não têm senso de humor. O córtex, a parte superficial do cérebro deles, não é tão evoluído como o nosso. Temos mecanismos corticais que nos permitem, por exemplo, interpretar uma piada.

Disponível em: http://globonews.globo.com. Acesso em: 31 maio 2012 (adaptado).

A coesão textual é responsável por estabelecer relações entre as partes do texto. Analisando o trecho “Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro”, verifica-se que ele estabelece com a oração seguinte uma relação de

a) finalidade, porque os danos causados ao cérebro têm por finalidade provocar a falta de vocalização dos ratos.
b) oposição, visto que o dano causado em um local específico no cérebro é contrário à vocalização dos ratos.
c) condição, pois é preciso que se tenha lesão específica no cérebro para que não haja vocalização dos ratos.
d) consequência, uma vez que o motivo de não haver mais vocalização dos ratos é o dano causado no cérebro.

8 – (NCE-UFRJ – 2010) Em “Dicas para acelerar sem perder o ritmo”. Nesse período, os dois conectivos sublinhados indicam, respectivamente:

a) direção e negação;
b) comparação e ausência;
c) finalidade e concessão;
d) modo e condição;
e) movimento e modo.

9 – (CONSULPLAN – 2006) “Já a produção de petróleo não é suficiente para atender à demanda, embora a dependência externa no setor tenha conhecido…” O termo “embora”, nesse fragmento, estabelece relação lógico-semântica de:

a)  Condição.
b) Adição.
     c) Conformidade.
     d) Concessão.

10 – ( Questão 55310 – Gabarite)

Facebook na vida real

Claro que você já leu nas redes sociais, mas vale o registro pela crítica comportamental embutida no texto bem-humorado cuja autoria desconheço: “Para as pessoas da minha geração que não compreendem realmente porque existem Facebook, WhatsApp etc.”
Atualmente, estou tentando fazer amigos fora do Facebook, enquanto utilizo os mesmos princípios.
Portanto, todo dia eu ando pela rua e digo aos pedestres o que comi, como me sinto, o que fiz na noite anterior e o que farei amanhã. Em seguida, lhes dou fotos da minha família, do meu cachorro e fotos minhas cuidando do jardim, comendo, passando o tempo na piscina etc.
Também ouço suas conversas e digo que amo todos eles. E isso funciona! Eu já tenho três pessoas me seguindo: dois policiais e um psiquiatra! (OSTERMANN, Valther. Recebido por WhatsApp em 30/04/2019.)
Os conectores discursivos promovem o encadeamento das ideias e contribuem para a progressão textual. Sobre o uso de conectores no texto, assinale a afirmativa correta.

a) Para acrescentar algo ao que foi anteriormente apresentado na exata ordem das ações praticadas, foi usado, no início do quarto parágrafo, o conector Também.
b) O terceiro parágrafo foi iniciado pelo termo Portanto, elemento conectivo que explica a causa do que foi dito no parágrafo anterior.
c) O advérbio Atualmente funciona como conector a indicar relevância às ideias que estão sendo apresentadas no texto.
d) O conector Em seguida situa o leitor na continuidade dos acontecimentos, na ordem em que as ações são praticadas.


OBS.: Podem responder às atividades por aqui também. 



BONS ESTUDOS!


                                                               Aula por Débora Souza 









17 comentários:

  1. Yasmim karolayne 3 ano "A"

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  3. Isadora Souza 3°ano A

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  4. Izabela Miranda 3°ano B


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  6. Jesyllanna Suellem 3 "A"
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  7. Vitoria Lemos Pereira 3B
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  8. Alice da silva santos 3B
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  9. Ana Carolina 3°A

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  10. Willyanne Medeiros 3° "A"
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  11. Rayane Deodato 3°Ano (B)

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  12. Emyle Crispiniano da Silva 3°"B"

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  13. Maria Nazaré 3 ano B

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  14. Vitória Laura Silva do Nascimento 3°B

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  15. Leandro Henrique 3° A
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  16. Quitéria Maria "3° Ano A"

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